domingo, 13 de novembro de 2011

A J5!

A J5 é um furgão adaptado na Alemanha para autocaravana e saiu de produção, no já longínquo ano de 1985! Em nada se nota o peso da idade!

Nela, não há espaço para mariquices como direcção assistida, airbags, vidros eléctricos, computador de bordo e outras, das que muito estão em voga nos veículos modernos e só vêm provocar dores de cabeça, aos proprietários desses mesmos veículos, no que toca a problemas do foro eléctrico...um verdadeiro drama...muitas das vezes, quando avariam!

É um furgão, puro e duro! Motor Peugeot 2500cc de cilindrada, a diesel; um cavalo de força e pouco gastador quer a nível de óleo, quer mesmo a nível de gasóleo; quase seis metros de comprimento, para um peso máximo de 3100kg, sistema eléctrico muito simples apesar de ter duas baterias, uma para o motor, a outra destinada à célula, inerente ao funcionamento dos seus sistemas. O seu único extra será a "chauffagem", que funciona muito bem, tanto em temperaturas quentes como em temperaturas frias (boa) e nem jantes especiais usa, apenas e só as de origem em ferro e a precisarem de ser revistas e recuperadas! A seu tempo o serão!

No interior da célula, dispoem de uma grande e confortável cama, três adultos dormem nela muito confortavelmente, se o quiserem; tem fogão a gás, roupeiro e armário, onde leva a TV e inúmeros compartimentos para guardar os apetrechos inerentes à vida do campista, ou neste caso autocaravanista. Não tem WC, mas também não faz falta, visto os seus proprietários darem importância ao capítulo segurança e escolherem sempre parques de campismo para pernoitar!

Já atravessou meia Europa (se calhar toda, desconheço) e agora passa os seus dias neste país encalorado, quando o Sol brilha, claro está, levando o seu proprietário pelos caminhos mais insondáveis e inimaginários que existem à procura de novos locais para se conhecer e desfrutar! E acreditem, bem perto de nós, há locais de cortar a respiração, tal a sua beleza...nem é preciso ir muito longe!

Foi uma belíssima aquisição, estava parada há já algum tempo e quando a vi...foi amor à primeira vista...Começam agora a aparecer os primeiros sinais de velhice, um pontito de ferrugem aqui e ali, mas no Inverno, recolherá ao "ortopedista" (vulgo chapeiro) para lhe embelezar o chassi e corrigir a osteoporose e as artrites...Não deixarei que morra, pois ainda quero levá-la até Marrocos e curti-la em Continente Africano...isso mais para a frente e a ser projectado!











Obviamente, não é uma autocaravana nova, (muitos até poderão chamar de mono velho) mas, por motivos económicos, não posso ter uma; quem dispõem assim de 50000€ (ou mais) para enterrar e adquirir uma? Bem, eu pelo menos, não, porque vivo somente do meu trabalhinho e riqueza não é palavra que se enquadre no meu porta moedas...tenho outras riquezas de cariz mais imaterial! E sou feliz!

Mas, cumpre na perfeição, com aquilo que o seu proprietário lhe exige, leva-o onde ele quer, por vezes carregada que nem uma burra e sem nunca protestar! Anda agora a pedir uma bateria nova...o frio tem destas coisas! Coitadinha, tenho de lhe fazer a vontade senão, resmunga  e, não sai do sítio!
No seu interior, a curtir a paisagem Lanhesense, junto ao rio Lima!

Uma coisa é certa é mágico dentro dela dormir e à noite junto ao rio Lima, contemplando as estrelas,  jantar ao som da Valsa da Natureza...e sob a luz quente e amarelada da J5!

Sem comentários:

Enviar um comentário